top of page

Palmeiras

Informações práticas sobre as principais espécies de palmeiras utilizadas no paisagismo. Separamos por porte de tamanho, e daremos algumas dicas sobre suas peculiaridades.

Palmeiras de Grande Porte

Palmeiras de grande porte são aquelas que quando em tamanho adulto podem passar de mais de 10 metros de altura, ou então possuir troncos com mais de 1 metro de diâmetro ou copas superiores a 6 metros. São plantas utilizadas em condomínios, industrias, fazendas, sítios, praças e outros locais adequados. Seu transplante exige equipamentos pesados e acesso adequado até o local do plantio.

Coqueiro Jerivá
Syagrus romanzoffiana

 

Palmeira nativa brasileira, muito comum e de grande oferta no mercado. Seu transplante é relativamente fácil e o índice de pega é muito alto. Altura de 7a 15 metros. Seu fruto atrai a fauna silvestre e pode ser utilizado em compensações ambientais. Crescimento rápido. Não aconselhável em vasos e floreiras com pouca altura de plantio.

Palmeira imperial
Roystonea regia

Palmeira exótica, muito comum e de grande oferta no mercado. Seu transplante requer muitos cuidados e o índice de pega é muito alto. Pode chagar a 12 e 15 metros de altura. Sua principal característica é o garrafão que se forma na base do caule. Crescimento rápido. Não aconselhável para lajes, floreiras e vasos.

Palmeira real.jpg
Palmeira Real
Roystonea oleracea

Palmeira exótica, muito parecida com a palmeira imperial, porém não possui o garrafão. Sua altura pode chegar entre 15 e 30 metros. O transplante requer certos cuidados no transporte. Não aconselhado para vasos, jardim em lajes e floreiras.

Palmeira seafortia
Archontophoenix cunninghamiana

Palmeira exótica, tratada também como invasora, muto comum, seu transplante em tamanhos grandes requer muitos cuidados e o índice de pega neste tamanho é baixo. Pode chegar de 12 a 15 metros de altura total. 

seafort.jpg
D_NQ_NP_841169-MLB26301274309_112017-O.jpg
Palmeira Azul
Bismarckia nobilis

Palmeira exótica, principal característica são as folhas azuladas.  Sua altura pode variar entre 10 e 30 metros quando plantadas no solo natural, se plantada em vasos ou floreiras crescerá proporcionalmente. Não aceita transplante, por isso as mudas devem ser formadas em vasos a partir de sementes.

Coqueiro da Bahia
Cocos nucifera

Considerado por alguns como nativo, pode chegar até 20 metros de altura. Aceita bem o transplante e pode ser utilizado em floreiras. Produz os frutos em regiões quentes, em regiões de clima ameno se desenvolve bem mas não produz frutos de qualidade.  

44888526.jpg
Grande Porte_Palmeira Washingtonia Filifera (1).png
Palmeira Washingtonia  Washingtonia Filifera

Palmeira exótica. Possuí folhas em leque e chama muito atenção pela textura do caule proporcionado pela poda das folhas secas. Aceita bem o transplante até certa altura, mas perde a maioria das folhas no processo. necessita de locais com muita espaço e a limpeza após adulta necessita de equipamentos como andaime, escadas ou gruas.

Palmeira Tamareira
Phoenix Dactylifera

A Phoenix dactykifera é muito similar a phoenix canariensis, o que a difere é a espessura do caule um pouco mais fina. Aceita muito bem o transplante mas necessita de equipamentos adequados. O valor de uma muda é alto normalmente vendida por metro de tronco. 

Grande Porte_Palmeira Phoenix Dactylifera (1).png

Palmeiras de Médio Porte

Palmeiras de médio porte possuem tamanho até 4 até 10 metros de altura, ideal para condomínios residenciais, sítios, fachadas de lojas e outros. A vantagem é que o transplante e transporte são mais fáceis. Veja abaixo algumas das principais espécies que trabalhamos.

images.jpg
Palmito Jussara
Euterpe edulis

 

Palmeira nativa brasileira, e seu fruto atraí a fauna silvestre. Pode chegar até 20 metros de altura, mas normalmente no paisagismo seu tamanho é bem menor. Seu transplante é fácil em mudas pequenas, no caso demudas grandes deve se tomar vários cuidados com o transplante. Seu fruto atrai a fauna silvestre e pode ser utilizado em compensações ambientais. Crescimento lento. Se adapta bem em floreiras sobre lajes.

Palmeira Veitia
Veitchia merrillii

Palmeira exótica, altura entre 4-10 metros, fácil manutenção, pode ser plantadas em solo natural, vasos e floreiras. Seu transplante é relativamente fácil. Boa opção para jardins de inverno com boa iluminação ou sol pleno. Deve ser evitada em locais de muito vento. 

Veitia Merrilli.jpg
areca-de-locuba.jpg
Palmeira Areca De Lucuba
Dypsis madagascariensis

Palmeira exótica, com altura adulta entre 7-15 metros. ideal para plantio direto no solo natural ou floreiras com mais de 60cms de altura. Não aconselhável o plantio em vasos.

Palmeira de fácil manutenção e crescimento relativamente rápido.

Palmeira Solitária
Ptychosperma elegans

Palmeira exótica, com altura entre 7 e 10 metros. Crescimento médio e transplante relativamente fácil quando pequena.

palmeira solitária.jpg
Rabo de Raposa.jpg
Palmeira Rabo De Raposa
Wodyetia bifurcata

Palmeira exótica, com altura adulta entre 8-12 metros. Ideal para plantio direto no solo natural ou floreiras com mais de 60cms de altura. Não aconselhável o plantio em vasos.

Palmeira de fácil manutenção e crescimento relativamente rápido.

Palmeira Carpentaria 
Carpentaria acuminata

Similar a palmeira solitária, possui tronco fino e esbelto. O transplante é relativamente fácil por ter o caule fino e ser leve. Normalmente utilizada em conjuntos ou fileiras.

Médio Porte_Palmeira Carpentaria (1).png
Médio Porte_Palmeira Trachycarpus (1).png
Palmeira Trachycarpus
Trachycarpus fortunei

Palmeira exótica e de fácil transplante. A principal característica é o tronco com aspecto cabeludo. 

Palmeiras de Pequeno Porte

Palmeiras de pequeno porte possuem tamanho de 2 até 6 metros de altura, ideal para condomínios residenciais, sítios, fachadas de lojas e outros. A vantagem é que o transplante e transporte são mais fáceis. Veja abaixo algumas das principais espécies que trabalhamos.

Phoenix roebelenii.jpg
Palmeira Phoenix
Phoenix roebelenii

 

Palmeira exótica, crescimento lento. Ideal  para plantio em vasos, floreiras e solo natural. Crescimento lento e fácil manutenção. Pode ser plantadas isoladamente ou em grupos. Muito utilizada em jardins de inverno ou locais que não podem crescer. Tolera locais de meia sombra até sol pleno.

Palmeira Rafia
Rhapis excelsa

Palmeira exótica de pequeno porte. Muito utilizada em vasos, mas podem ser plantadas em floreiras e solo natural. Tolera meia sombra ou locais internos bem iluminados. No sol pleno as folhas podem ficar ligeiramente amareladas. Transplante fácil. Não tolera locais com ventos fortes. 

Rhapis-excelsa.jpg
Chamaedorea microspadix.jpg
Palmeira Chamaedorea
Chamaedorea microspadix

Palmeira exótica, altura entre 1-2 metros. Não tolera vento. Muito utilizada em jardins de invernos e locais de meia sombra. No sol pleno as folhas podem ficar ligeiramente amareladas. Espécie adequada para plantio em vasos e floreiras. A Chamaedorea microspadix se difere da Chamaedorea seifrizzi pelo tamanho, a Seifrizzi tem uma aparência mais delicada. 

Palmeira Pinanga 
Pinanga Coronata

Palmeira normalmente utilizada em locais de meia sombra. Ótima para jardins de inverno ou em formação de cercas-vivas. Não requer muito espaço e pode ser utilizada em vasos grandes.

Pequeno Porte_Palmeira Pinanga Coronata (Pinanga-de-coroa) (1).png
bottom of page